II Simpósio Surdo
NORMAS PARA
PUBLICAÇÃO
Caros participantes, aqui estão disponíveis as normas de publicação no E-book do Simpósio e o modelo de artigo que você deve enviar.
O envio deve ser feito para o e-mail simposurdo@gmail.com até o dia 30/11.

II Simpósio Alusivo ao Dia Nacional do Surdo
O II Simpósio Alusivo ao Dia Nacional do Surdo está chegando, e estamos preparando uma programação imperdível esperando por você.
O Evento tem como propósito central fomentar discussões essenciais sobre Educação Inclusiva e Diversidade Linguística na região amazônica. Por meio de diversos grupos temáticos e palestras, o evento busca abordar uma ampla gama de temas relacionados à educação e à diversidade linguística, com ênfase na valorização da cultura e da identidade dos surdos.
Esta segunda edição do evento será realizada em colaboração com a Revista Nacional Educa e a Editora Real Conhecer. Para aqueles interessados em participar, as inscrições estarão abertas a partir do dia 15/09 e estaremos aceitando resumos até o dia 22 de setembro de 2023.
Importante destacar que os 15 trabalhos com as melhores avaliações, apresentados nos grupos temáticos, têm a possibilidade de serem incluídos no E-book "Educação Inclusiva e Diversidade Linguística na Amazônia", que será publicado pela Editora Real Conhecer.
Para obter informações detalhadas sobre a programação completa do evento, bem como sobre os principais grupos temáticos e os resumos correspondentes, estaremos divulgando no instagram do Curso de Letras Libras. @letraslibrasbelem
PROGRAMAÇÃO
27 setembro - Quarta-feira
13h - Credenciamento
13h30 - Abertura Oficial
14H Apresentação Cultural
14h30 - Mesa de Abertura: Desafios e Perspectivas na Educação para Surdos: Um Olhar Multidimensional.
Prof. Me. Rubens Alexandre de Oliveira Faro (UFPA - Castanhal)
Profa. Me. Pâmela do Socorro da Silva Matos ( UFRA - Belem)
Profa. Me. Uisis Paula da Silva Gomes (ASBEL)
16h às 18h - Apresentação de Grupos Temáticos
28 setembro - Quinta-feira
13h30 às 17h30 - MINI CURSOS
MINI CURSO: Elaboração de Unidades Didáticas para o ensino-aprendizagem do português como segunda língua para surdos.
Ministrante: Prof. Esp. Jherikson Diniz de Andrade (SEDUC)
Local: SALA 01 - PRÉDIO DE LETRAS
MINI CURSO: Sign Writing - Explorando a Escrita de Sinais.
Ministrante: Prof. Dr. José Sinésio Torres Gonçalves Filho (UFRA)
Local: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - PRÉDIO DE LETRAS
MINI CURSO: Classificadores em Libras
Ministrante: Prof. Esp. Daniel Amorim Dias (UFRA)
Local: SALA 02 - PRÉDIO DE LETRAS
MINI CURSO: O teatro na educação do surdo.
Ministrante: Prof. Me. Lourdes Maria Correa Guedes (SEDUC)
Local: SALA 05 - PRÉDIO DE LETRAS


Ensalamentos
GT 1: DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA ESCOLA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LIBRAS
Avaliadores: Profa. Dra. Cíntia Maria (UFRA)
Profa. Dra. Hilda Rosa Moraes de Freitas
Profa. Me. Leila Cristina Silva da Silva
LocaL: SALA B - ISARAH - PRÉDIO CENTRAL
GT 2: LETRAMENTO VISUAL E LITERATURA SURDA: PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO LETERÁRIA DE SURDOS
Avaliadores: Prof. Dr. José Elias Pereira Hage
Profa. Dra. Thais Fernandes de Amorim
Local: SALA C - ISARH - PRÉDIO CENTRAL
GT 3: ESCRITA DE SINAIS: DIVERSIDADE, PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO
Avaliadores: Prof. Dr. José Sinésio Torres Gonçalves Filho
Prof. Esp. Daniel Amorim Dias
Local: LABORATÓRIO DE LETRAS - PRÉDIO DE LETRAS
GT 4: DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO: PESQUISA E PRÁTICA
Avaliador: Prof. Dr. Jany Eric Querós Ferreira
Local: SALA 01 - PRÉDIO DE LETRAS - TURMA A
Avaliador: Profa. Dra. Rafaella Contente Pereira da Costa
Profa. Dra. Liliane Afonso de Oliveira
Local: SALA 02 - PRÉDIO DE LETRAS - TURMA B
Avaliadora: Profa. Dra. Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino
Local: SALA 05 - PRÉDIO DE LETRAS - TURMA C
GT 5: EDUCAÇÃO INCLUSIVA AMPLIADA: INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIA ASSISTIVA
Avaliadores: Profa. Dra. Cláudia Solange Rossi Martins
Profa. Dra. Luana Costa Viana
Prof. Me. Luis Henrique Guimbal de Aquino Vieira Gomes
Local: SALA 102 - PAVILHÃO DE SALAS
Modelo de Apresentação
ATENÇÃO!
Envie seu material até o dia 26/09
E-mail: simposurdo@gmail.com
Assunto: APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Corpo do e-mail: Nome completo, Título do Trabalho e Grupo de Trabalho.
Modelo de Resumo
ATENÇÃO!
Aluno - autor (Submissão de até 03 trabalhos)
Orientador - autor (Ilimitado)
Os resumos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do evento pela revista Nacional Educa.

Grupos Temáticos

1
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA ESCOLA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LETRAS LIBRAS
Este eixo aborda a diversidade linguística na escola, especialmente no contexto do ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Serão discutidas questões relacionadas à diversidade linguística na sala de aula e questões sobre a formação continuada de professores de Licenciatura em Libras, Letras Libras, Pedagogia Bilíngue, Letras Libras, Pedagogia Bilíngue ou outros programas acadêmicos que se concentram no estudo da língua de sinais brasileira na promoção de uma abordagem inclusiva, valorizando as diferentes formas de expressão na comunidade surda.
LETRAMENTO VISUAL E LITERATURA SURDA: PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO LITERÁRIA DE SURDOS
Este simpósio tem como objetivo problematizar o trabalho com o texto literário, com metodologias de uso das produções produzidas na e pela comunidade Surda Brasileira visando alcançar os diversos sentidos estabelecidos por meio destes gêneros de textos - romances, poesias, lendas - ou mesmo os gêneros não literários como as piadas, as propagandas, dentre outros, que ampliam os horizontes de expectativa deste leitor de imagens à medida que constrói em sua mente imagens do que lê e vê. Espera-se que este simpósio apresente novos caminhos teóricos metodológicos em relação ao processo de letramento dos alunos Surdos e que colabore nas práticas de trabalho com a estética visual.
2
3
ESCRITAS DE SINAIS: DIVERSIDADE, PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO
Este eixo tem como objetivo a exploração das diversas formas de escrita de sinais presentes em diferentes comunidades surdas ao redor do mundo. Serão abordadas as diferentes modalidades de representação escrita utilizadas pelas línguas de sinais, tais como glossários, transcrições fonéticas, sistemas de notação e outras formas de registro visual da língua. A ênfase será dedicada à valorização da diversidade linguística e cultural intrínseca às escritas de sinais, reconhecendo a importância de preservar e promover as distintas formas de expressão linguística das comunidades surdas. Além disso, o eixo também tratará da relevância das escritas de sinais no contexto educacional, acadêmico, cultural e artístico, bem como da importância de desenvolver recursos acessíveis que respeitem a identidade linguística e cultural das comunidades surdas. A discussão promoverá a reflexão sobre a surdez e suas implicações na escrita, assim como a contribuição das várias formas de escrita de sinais, como o sistema SignWriting (SW), a Escrita de Língua de Sinais (ELiS), o Sistema de Escrita da Libras (SEL) e a Escrita Visogramada das Línguas de Sinais (VisoGrafia), para a preservação e disseminação das línguas de sinais, enriquecendo a compreensão e valorização da diversidade linguística no âmbito global.
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO: PESQUISA E PRÁTICA.
Este eixo tem como seu objetivo central o aprofundamento do entendimento da diversidade linguística presente em línguas em geral. Ele explora uma variedade de abordagens de pesquisa destinadas a investigar as peculiaridades, estruturas e evoluções linguísticas. Adicionalmente, o eixo se propõe a examinar como essas pesquisas podem ser aplicadas na prática educacional, capacitando os educadores a atender às diversas necessidades linguísticas de seus alunos. A interseção entre pesquisa e ensino para promover uma compreensão mais profunda das línguas, com o intuito de melhorar a qualidade da educação linguística e da comunicação em contextos diversos. Os tópicos abordados neste eixo incluem a política linguística na Amazônia, a formação do professor de línguas como pesquisador e a temática do ensino e aprendizagem de línguas. Duas ênfases específicas são dadas: a primeira é na leitura e escrita em situações de ensino, enquanto a segunda concentra-se na formação do professor de línguas, investigando a constituição da escrita tanto na formação inicial quanto na continuada.
4
5
EDUCAÇÃO INCLUSIVA AMPLIADA: INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIA ASSISTIVA
Este eixo tem como objetivo principal expandir o escopo da discussão além da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e abordar perspectivas interdisciplinares na educação inclusiva, dentro do contexto educacional de forma mais ampla. Ele busca explorar uma ampla gama de tópicos relacionados à promoção de uma educação inclusiva que valorize a diversidade e atenda às necessidades de todos os estudantes. O eixo tem como propósito compreender como a interdisciplinaridade e as tecnologias assistivas podem contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes, que integrem diferentes áreas do conhecimento e considerem as particularidades culturais e identitárias de todos os alunos Serão abordadas questões essenciais, como a Surdez, a formação de professores, a criação de materiais didáticos acessíveis, a incorporação de tecnologias na educação inclusiva, a adaptação de currículos e a promoção de ambientes escolares acolhedores e inclusivos. Ademais, o eixo também explorará como a interação entre a Língua de Sinais e as demais línguas utilizadas na educação pode enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação mais rica em expressão e cultura. Filosofia, História da educação de surdos e da educação especial.

